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quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Dicas para atrair mais clientes para uma pequena empresa

 
A seguir vamos colocar algumas dicas de atração de novos clientes
 para qualquer tipo de negócio.


Identifique sua empresa

O que faz da sua empresa ser especial?
O que é diferente, único e importante nela para seus clientes?
Por que os clientes devem escolher a sua empresa, sendo que há tantas concorrentes no mercado?
Faça um reflexão sobre as às perguntas acima de forma crítica e realista.
Entenda o seu negócio! Faça uma lista com seus diferenciais e explore-os para atrair clientes para seu negócio.

Entenda o seu cliente

Seus clientes são a única fonte de renda de seu caixa. Por causa disso, eles precisam ser o seu foco principal.
Você sabe quem são?
O que motiva seus clientes?
A quais classes sociais pertencem?
Onde eles estão localizados?
Crie um perfil sobre um cliente para seu negócio, uma persona do cliente ideal.
Quem é o seu cliente ideal?
Você tem de ser capaz de  identificar de cinco a seis características do seu cliente ideal rapidamente.
Como:
  • Faixa de idade
  • Estado Civil
  • Profissão
  • Possui residência fixa em até quantos km de distância da sua loja
  • Se Tem filhos em idade escolar
  • Trabalha muito para garantir um alto padrão de vida da família
Se você não for capaz de identificar essas características sobre as pessoas que quer alcançar, o seu negócio não irá pra frente com facilidade.
Para conseguir responder às perguntas acima, pense em seus três principais clientes e veja o que eles têm em comum.
Eles são empresários? Adolescentes? Estão na terceira idade?
Pense sobre eles e se a suas respostas apontarem para perfis diferentes, divida-os em categorias de clientes.
Isso irá ajudá-lo a direcionar as estratégias a serem montadas para chegar a cada persona.
Certifique-se de direcionar seu produto/serviço e sua comunicação para atingir às necessidades de cada categoria de cliente.
Enfim, existem várias maneiras de se atrair clientes. Mas, para definir a melhor estratégia, precisará sempre saber quem ele é, qual seu perfil, preferências e onde está.
Assim é possível concentrar e dirigir seus esforços de marketing para as pessoas com maior potencial de compra, que terão interesse real em pagar por aquilo que você faz.

Entregue a mensagem certa

A chave para o marketing efetivo é entregar a mensagem certa para as pessoas certas.
Você precisa de uma mensagem que faça seu cliente entender o motivo de querer fazer negócios com você.
Sua mensagem precisa mostrar seus pontos fortes, o que sua empresa faz de melhor.
Deve eliminar as objeções dos clientes e exibir o que é importante que ele entenda, sem enrolação, objetivamente.
Explicando melhor, é falar a língua do seu cliente e falar o que eles querem ouvir, de forma natural, clara e simples.
Se você identificou várias categorias de clientes, lembre-se que é necessário entregar uma mensagem diferente para cada categoria
Não generalize, segmente! Só assim poderá se conectar e atrair cada grupo diferente de personas.
Para que os clientes recebam sua mensagem, poderá usar vídeos, depoimentos, estatísticas etc.

Importante

Ao enviar mensagens, gravar vídeos, trate sempre seu cliente no singular.
Diga você e não vocês.
Isso mostra que você está conversando, sempre, com aquela pessoa que te lê (ou te escuta) e não com um mundo de pessoas qualquer.
Coloque essa dica simples em prática e veja como você conseguirá engajar ainda mais o seu cliente.

Faça com que seus clientes lhe indiquem, fidelizem
Quando você tem clientes que gostam e se identificam com a sua empresa, eles se tornam seus maiores aliados.
Clientes satisfeitos se mobilizarão em ajudá-lo, indicando a outros possíveis clientes.
Eles terão prazer em fazer isso, mesmo que de forma inconsciente, mas se der a eles um incentivo ou bônus, eles indicarão com mais frequência e zelo.
Pense em uma forma de reconhecer e incentivar a ajuda dos seus clientes.

Mantenha um contato constante e agradável com seus clientes

Todos gostam de atenção e amam saber que os outros se importam, seus clientes não são diferentes.
Por isso, não se esqueça de agradar seus clientes.
Ouça mais sempre, fale menos. Faça-os entender a necessidade de comprar, ao invés de empurrar um produto garganta abaixo.
Mostre-se, converse, deixe espaço para eles exponham seus pontos de vista.

Consiga tempo para Networking

Deixe que seus clientes saibam que por trás da empresa existe uma pessoa.
Dê uma cara para seu negócio!
Não adianta gastar todo o seu tempo tratando dos negócios atuais, você também precisa encontrar tempo para fazer novos negócios. E para isso, networking é imprescindível.
Deixe que as pessoas saibam quem você é e sobre o que é o seu negócio.

Desenvolva conteúdo de valor

Produza conteúdos que não indiquem a venda em primeiro plano, mas sim a atração dos seus clientes e a construção de uma autoridade no mercado.
Conteúdos que comprovem a competência da sua empresa e facilitem o fechamento de negócios futuros.
Compartilhe conteúdos de valor, informações úteis e relevantes. Algo direcionado ao perfil de clientes que você deseja atingir e que capture a atenção dele.
Normalmente, estes conteúdos são educativos, do tipo “como fazer”, “por que fazer”, “qual a importância”.
Estes conteúdos atraem links, aumentam o tráfego e ainda ranqueiam o site para palavras-chave relevantes no Google.
Ao disponibilizar conteúdo relevante, as pessoas começarão a prestar atenção na sua empresa e você construirá uma audiência ao redor dela.
Conteúdos de alta qualidade afirmam para sua audiência que a sua empresa é a fonte da melhor informação. E, desta forma, é a melhor opção no mercado para se fazer negócios.
A autoridade é uma alavanca! Se a sua empresa for autoridade, você conseguirá fechar negócios mais facilmente.
Use essa estratégia para informar, educar e construir autoridade de mercado, assim a venda virá naturalmente.
Você pode compartilhar conteúdo através de blogs e plataformas de redes sociais para atrair mais visitas.

Importante

O ideal é possuir além de um site, um blog linkado ao site para a sua empresa. Mas, também pode publicar seus artigos como autor convidado em blogs específicos da área de atuação do seu negócio.

Use as mídias sociais

Ter presença nas mídias sociais é estratégia imprescindível para qualquer empresa.
Mas, não faça isso de qualquer jeito, use o potencial das plataformas com inteligência.
Compartilhe todos os conteúdos personalizados que você criar e use a abrangência das mídias sociais a favor do seu negócio.
Não foque apenas em venda. Forneça valor, construa reputação, autoridade de mercado.
Transforme a sua empresa em uma referência. Assim, quando alguém precisar do que você oferece, essa pessoa se lembrará da sua empresa.

Mostre o seu conhecimento ao vivo

Além da estratégia de criação de conteúdo relevante, você também pode procurar associações locais para participar de eventos e workshops como palestrante convidado, apresentando o conhecimento que tem sobre a sua área de atuação.

Peça depoimentos aos seus clientes

Pedir depoimentos é ótimo para atrair mais clientes.
Os depoimentos criam uma ideia positiva da sua marca aos olhos dos potenciais clientes, depois de ouvir diretamente as boas experiências que os outros compartilham com a sua empresa.

Esteja presente em diretórios locais

É imprescindível que você seja encontrado por seu público local. Portanto, cadastre-se nos diretórios, listas e catálogos locais.
Além de não correr o risco de não ser encontrado e perder negócios, isso o ajudará no ranking de busca orgânica do Google.

Use o Google Maps

Essa simples ação pode produzir resultados muito eficazes, principalmente porque também vai ajudar a sua empresa a ser bem classificada no ranking do Google.
E além de tudo, é de graça.

Seja honesto com seus clientes

Você precisa ser honesto, com você mesmo e com seus clientes, sobre o que você tem para oferecer.
Coloque seus clientes em primeiro lugar e construa um relacionamento transparente.
Essa deve ser a sua prioridade! O dinheiro virá em consequência.
Se errar, reconheça seus erros rapidamente e nunca discuta com seu cliente através de ofensas.
As pessoas valorizam empresas que realmente se desculpam por erros, ao invés de mascará-los.
Seja honesto, aberto, transparente com o seu negócio e com as pessoas em torno dele.

Construa um relacionamento consistente com seus clientes

Divulgação boca a boca ainda é um ótimo caminho para obter os clientes que você quer e precisa.
Seus clientes são os seus embaixadores e, além de voltar a fazer negócios com você constantemente, trarão seus amigos junto.
Em uma pequena empresa, você tem flexibilidade para personalizar a experiência de cada cliente.
Crie relacionamento on-line e off-line.
Esteja atento às necessidades e expectativas, garantindo que eles não procurem a concorrência.

Busque parcerias

Outra maneira eficaz de atrair mais clientes é trabalhar em parceria com outras empresas.
Identifique empresas cujos serviços completam o seu e pense como vocês podem atuar em sinergia.

Atenção

Em alguns casos, seu concorrente também pode se tornar um ótimo parceiro. Seja criativo e veja como podem trabalhar juntos.

Seus clientes tem de se sentir em casa

Quando as pessoas se sentem em casa, elas se conectam.
Projete seu ambiente on-line e off-line para que seja fácil reconhecer seus valores em todos os lugares que a sua empresa aparecer.
Ninguém fica onde não é valorizado. Mostre a importância dos seus clientes.
Convide-os a sugerir, ensinar, aprender.
Deixe-os ajudá-lo a construir o seu negócio, como se fosse o negócio deles também.

Dê aos clientes uma razão pela qual devem comprar de você

Não venda os seus produtos, ensine seu cliente a comprá-los. Mostre como eles tornarão a vida das pessoas mais fácil e significativa.
Por que as pessoas compram de você?
O que você realmente faz de diferente para seus clientes?
Como a sua empresa é melhor do que a do concorrente?
Que habilidades especiais ou vantagens seu negócio tem a oferecer?
As respostas a estas perguntas são suas vantagens competitivas, são as razões pelo qual os seus clientes compram.
Torne seus conteúdos e ofertas atraentes. Ofereça as razões e apresente os argumentos.
As pessoas irão comprar da sua empresa se você fizer algo por elas que ninguém mais faz.
Entenda isso e você já deu um grande passo para conquistar e fidelizar seus clientes.

E seguindo este planejamento que a LRDIGITALMKT produz planos de marketing para MEI's, Micro e Pequenas Empresas, buscando sempre resultados com baixo custo a fim de propiciar um melhor desempenho de nossos clientes no mercado.
Entre em contato e conheça nossas ideias e trabalhos.

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