Sua instituição de ensino pode crescer muito ao trabalhar com Inbound Marketing. Confira as principais vantagens que esse investimento pode trazer!
Quem acompanha o mercado de educação como observador enxerga uma grande possibilidade em meio ao caos. Afinal, a educação é a essência transformadora de um país. É nela onde está depositada toda a esperança de uma evolução social que será a peça essencial do nosso efeito dominó positivo. Com certeza a educação de qualidade tem esse potencial transformador. O que a torna um negócio que, além de poder ser rentável, traz um valor motivador e inspirador, de força capaz de “encher os olhos” de otimismo.
Entretanto, as dificuldades começam a ficar mais claras quando não se é um observador do mercado, mas sim uma parte dele, lutando para superar uma crise ao ter que provar para seu público que a sua instituição é a melhor escolha, e comprovar isso ao longo da trajetória desse aluno. Na teoria, esses aspectos parecem simples, mas na prática, se o plano de ação para concretizá-los não for eficiente, a sua trajetória pode ser muito mais complicada.
Após conhecer algumas instituições de ensino nos últimos anos, conhecemos projetos e estruturas incríveis, mas que ficavam por ali ou eram divulgados esporadicamente em redes sociais e alguns outdoors, espalhados em localidades não muito efetivas em relação à disposição geográfica do público-alvo. A comunicação com os alunos já da instituição geralmente é na base de murais físicos nos corredores, bilhetes ou emails lembrando as datas de vencimento das mensalidades e algumas notícias . Se um aluno tem dúvidas institucionais, procura a secretaria, se tem dúvidas de conteúdo, busca a biblioteca ou um professor. Isso não é ruim, o ruim é ser só isso.
Quando se é o responsável por uma instituição de ensino e sua maior reclamação é de que a verba destinada à publicidade já não vale a pena pelos resultados obtidos, é preciso parar e repensar algumas coisas: recursos direcionados ao marketing da instituição não podem ser considerados um gasto, mas sim um investimento com garantia de retorno (e é muito mais fácil ter retorno quando você pode mensurar os resultados em números exatos, que é o que o Inbound Marketing permite); depois de conseguir um aluno, você precisa mantê-lo pela qualidade e o convencimento, não por multas na recisão de matrículas apenas; as estratégias de marketing tradicional já não são efetivas em todas as ocasiões – o Inbound Marketing precisa ser mais presente na sua instituição de ensino.
Se sua Instituição ainda está amadurecendo essa ideia, apresentamos agora 5 motivos que podem clarear suas razões para investir em estratégias de marketing em sua Instituição de Ensino.
1 – Tornar sua Instituição em “A”, não em “UMA”
Se você faz o mesmo que as outras instituições de ensino, qual a diferença para um aluno escolher entre você e o concorrente? Se você tem o que outra escola ou universidade não tem, mas ninguém sabe disso, não faz diferença alguma.É preciso atrair pessoas interessadas naquilo que você tem a oferecer. Para isso, encontre os canais onde seu público-alvo está e forneça conteúdos para engajá-lo.
Essa é uma das melhores estratégias de Inbound Marketing e casa muito bem com o mercado de educação, já acostumado a produzir conteúdo segmentado. E é exatamente esse conteúdo que vai definir você como “A” instituição de ensino. É o que vai expor seus valores e estabelecer e afirmar sua postura perante o mercado.
2 – Melhora a análise dos resultados de suas ações
Se você distribui panfletos sobre seus cursos, como vai garantir que seu público-alvo recebeu esses papéis ou que ao menos eles foram lidos antes de descartados?Com o inbound Marketing, você pode direcionar suas ações para onde seu público está e ter acesso às proporções e resultados dessas ações, gerando fidelidade e facilitando as estratégias futuras. Funciona bem como um processo de experimentação conhecido da metodologia científica e com um custo bem mais baixo.
Não é necessário gastar todo o orçamento de marketing em uma estratégia só; distribua entre as ações planejadas e, após os resultados, corte as que não dão certo e invista nas que funcionaram.
Com as ferramentas de métricas, o Inbound Marketing vai proporcionar que você tenha mais controle financeiro para se organizar e/ou demonstrar ao mantenedor da instituição de ensino qual o retorno sobre o investimento que está sendo feito. Como essas ferramentas analisam o comportamento do público, também ajudam a conhecer melhor seu perfil e direcionar ainda mais as estratégias. Ao contrário do que acontece com o marketing tradicional, você vai ter controle dos resultados de suas ações.
3 – Investir em Inbound Marketing amplia sua abrangência geográfica
Se com o uso de estratégias de marketing tradicional a divulgação da sua instituição de ensino fica restrita a áreas específicas, com investimento em Inbound Marketing pode-se atrair alunos de lugares em que antes não tinha alcance. Um outdoor fica disponível em uma localidade em que nem sempre seu público-alvo circula e, quando passa por lá, pode não reparar o suficiente para procurar informações além daquelas mostradas de forma estática.Usando a produção de conteúdo para se tornar referência no mercado educacional, sua instituição de ensino passa a ter muito mais alcance e a atrair, pelas vantagens trabalhadas por suas estratégias, mais público disposto a se deslocar para adquirir conhecimentos com você.
4 – Aproxima e fideliza os alunos pelo tratamento individualizado
Um dos principais motivos que levam uma instituição de ensino ser considerada de qualidade pelos pais e estudantes hoje é a sua forma de desmassificar o sistema de ensino e aprendizagem. Se nas salas de aula os alunos procuram mais personalização e individualização do método pedagógico, no relacionamento com a gestão da instituição a vontade não é diferente. Seu público não quer ser lembrado apenas quando os boletos de cobrança chegam ou ser abordado com a intenção de uma inscrição para um vestibular do qual ele nunca ouviu falar antes.Um dos benefícios mais importantes de se investir em Marketing Digital é a possibilidade de diálogo constante com seu público. Quando ele deixa um email de contato, é aberta uma porta para essa relação começar a ser construída e mantida. Usar boas campanhas de email marketing vai ajudar sua instituição de ensino a conseguir mais público interessado e tornar esse público cativo e qualificado para você.
5 – Investir em Inbound Marketing prolonga a conquista dos resultados
Uma instituição que cuida da formação educacional de pessoas sabe que os resultados não são imediatos, mas que seus efeitos são duradouros, contínuos. Não é à toa que dizem que as boas instituições preparam seus alunos para a vida. No marketing digital, o princípio é o mesmo. Você não vai ter resultados no dia seguinte à implantação, esses resultados serão progressivos, e quanto mais familiaridade e facilidade você tiver com as ações que geram resultados para sua instituição, mais simples e dinâmico será esse processo.Além disso, com a manutenção da sua relação com os alunos e possíveis alunos, a estadia deles na instituição de ensino pode se prolongar em mais um curso, uma oficina, etc. Essa consolidação dos resultados a longo prazo não traz apenas aumento nos lucros, mas sim inúmeros benefícios, inclusive a manutenção da imagem da instituição.
Para finalizar
Um grande problema do meio educacional é quebrar paradigmas, mudar. Mantemos basicamente a mesma estrutura de sala de aula há décadas. Lutamos para implantar tecnologias na educação, mas muitas vezes a usamos como mais uma ferramenta e não como um material de reestruturação pedagógica. Se procuramos resultados diferentes, precisamos ser os agentes transformadores da mudança. Mudança que deve estar nas salas de aula e na gestão da instituição de ensino.O Inbound Marketing é a transformação positiva de um mercado de valor, que precisa se reinventar para não deixar escapar sua capacidade de fazer o futuro pelo melhor caminho. Com o foco na essência como diferencial, o investimento em Inbound Marketing nas instituições de ensino vai torná-las mais rentáveis, organizadas em relação a seus investimentos em divulgação, captação e retenção de alunos, e evidentes em seus aspectos positivos. Ganham as instituições e ganham os alunos.
Com mais de 10 anos em experiência em Marketing desenvolvemos um plano de Inbound Marketing de acordo com as necessidades e possibilidades de sua Instituição.
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